INTRODUÇÃO:
Os projetos educativos organizados para o Ensino Médio privilegiam os processos de elaboração de significados e de atribuição de sentido. Para isso, as atribuições de ensino enfatizam a atividade mental dos alunos, orientando-os para o estabelecimento de relações e conexões entre os seus conhecimentos, as experiências prévias e os conteúdos de aprendizagem.
As propostas de trabalho educativo e instrucional adotam formas diversas, considerando-se a peculiar natureza social e cultural dos conteúdos escolares. Sempre são dinamizadas para apoiar e orientar a aprendizagem dos alunos, por isso propiciam momentos em que aprendem a confirmar ou a rever, (re)elaborando os entendimentos que trouxeram para a sala de aula, contemplando os aspectos que estabelecem os padrões exigidos para o acesso a níveis de Ensino Superior.
O planejamento de cada área, considera o fato de estarmos diante de uma sociedade da informação, portanto os alunos precisam aprender a organizá-las, interpretá-las e dar-lhes sentido. Ainda, considera-se a multiplicidade de apresentar a relatividade das teorias e a existência de diversas interpretações. São elas que nos impulsionam a aprender ea construir um conceito próprio, através do estímulo à aprendizagem contínua e de um desenvolvimento autônomo.
No Ensino Médio, propõe-se a desenvolver conhecimentos que sejam funcionais para os alunos, não apenas no contexto acadêmico, mas também em sua vida cotidiana.
OBJETIVOS:
· Oferecer possibilidades de vivências que contribuam para a formação ética, desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento crítico;
· Priorizar no currículo, os conhecimentos e competências gerais, que são pré-requisitos tanto para a inserção profissional, como para os estudos de nível superior, destacando-se a capacidade de continuar aprendendo;
· Desenvolver a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos, dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO:
A avaliação qualitativa prevalece sobre a quantitativa, permitindo a verificação do processo de pensamento e o nível de operações mentais que o aluno está realizando.
A avaliaçãooferece dados sobre a caminhada do educando, permitindo informá-lo sobre o seu nível de desempenho, visando a melhoria da aprendizagem e agregando uma realimentação do processo de aprender (que deve ser o fim desejado). A função da avaliação dentro desse conceito deve, portanto: diagnosticar, reforçar e permitir que o aluno cresça e desenvolva toda as suas potencialidades.