INTRODUÇÃO:
Os projetos educativos organizados para o Ensino Fundamental privilegiam os processos de elaboração de significados e de atribuição de sentido aos conteúdos curriculares, isso ocorre quando se estabelecem relações e conexões entre os seus conhecimentos, as experiências prévias e os conteúdos de aprendizagem, visando atingir os objetivos traçados pelo professor atendendo as necessidades individuais e coletivas.
É importante ressaltar que o trabalho no Ensino Fundamental II considera as necessidades formativas do aluno, acompanhando e analisando as mudanças culturais presentes na vida social, desenvolvendo o autoconhecimento e o sentimento de confiança nas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, ética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania tendo acesso aos produtos culturais produzidos pela própria humanidade fazendo uso das diferentes linguagens, como a verbal, matemática, grafia, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e interpretar ideias dando-lhes sentido. Neste nível de ensino são aprofundados e consolidados os conteúdos que formam a base do conhecimento que precisa ser assimilado ao longo da vida escolar.
Essas questões, presentes em cada nível de ensino, estimulam a necessidade de aprendizagem contínua e de desenvolvimento da autonomia.
OBJETIVOS:
ENSINO FUNDAMENTAL 9 ANOS
AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL 9 ANOS:
A avaliação qualitativa deve ocorrer sempre que os professores e alunos concluírem uma ou um conjunto de estratégias para a aprendizagem. Ao perceber dificuldades no desempenho do aluno, o professor deve oferecer-lhe oportunidades de rever o conteúdo proposto, promovendo atividades que visem a superação de tais dificuldades. As atividades de avaliação ficam aos cuidados do professor, que deverá propô-las nos momentos mais adequados e ao longo do trimestrecom instrumentos diversificados.
A função da avaliação dentro desse conceito deve portanto: diagnosticar, reforçar e permitir que o aluno cresça e desenvolva toda as suas potencialidades