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Ensino Fundamental - Anos Finais

INTRODUÇÃO:

            Os projetos educativos organizados para o Ensino Fundamental privilegiam os processos de elaboração de significados e de atribuição de sentido aos conteúdos curriculares, isso ocorre quando se  estabelecem  relações e conexões entre os seus conhecimentos, as experiências prévias e os conteúdos de aprendizagem, visando atingir os objetivos traçados pelo professor atendendo as necessidades individuais e coletivas.

           É importante ressaltar que o trabalho no Ensino Fundamental  II considera as necessidades formativas do aluno, acompanhando e analisando as mudanças culturais presentes na vida social, desenvolvendo o autoconhecimento e o sentimento de confiança nas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, ética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania tendo acesso aos produtos culturais produzidos pela própria humanidade fazendo uso das diferentes linguagens, como a verbal,  matemática, grafia, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e interpretar ideias dando-lhes sentido. Neste nível de ensino são aprofundados e consolidados os conteúdos que formam a base do conhecimento que precisa ser assimilado ao longo da vida escolar.

Essas questões, presentes em cada nível de ensino, estimulam a necessidade de aprendizagem contínua e de desenvolvimento da autonomia.

 

OBJETIVOS:

 

ENSINO FUNDAMENTAL 9 ANOS

  • Propiciar aos educandos oportunidades de reconstrução do conhecimento, fundamentada no aprender a aprender, no aprender a pensar, no aprender a ser, no aprender a conviver, como formas para ampliação da compreensão do mundo.
  • Favorecer a utilização de diferentes linguagens e a ampliação de vocabulário dos alunos, permitindo a leitura, interpretação e expressão cada vez mais crítica do mundo.
  • Estar atento às condições para uma formação integral e libertadora visando o desenvolvimento biopsicosocial, político, cultural e espiritual.

 

AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL 9 ANOS:

 

A avaliação qualitativa deve ocorrer sempre que os professores e alunos concluírem uma ou um conjunto de estratégias para a aprendizagem. Ao perceber dificuldades no desempenho do aluno, o professor deve oferecer-lhe oportunidades de rever o conteúdo proposto, promovendo atividades que visem a superação de tais dificuldades. As atividades de avaliação ficam aos cuidados do professor, que deverá propô-las nos momentos mais adequados e ao longo do trimestrecom instrumentos diversificados.

A função da avaliação dentro desse conceito deve portanto: diagnosticar, reforçar e permitir que o aluno cresça e desenvolva toda as suas potencialidades

Equipe Pedagógica
ANGELA KAROLINE ROVEDA
Orientadora Educacional
IVANETE PERONDI BACHI
Coordenadora Pedagógica
JAIR DA SILVA DIAS
Coordenador Pedagógico
JUSSARA MARI MIOTTO
Orientadora Educacional
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Alto da Colina
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